terça-feira, 19 de março de 2013

Dilma é a presidente mais bem avaliada no 1º mandato

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira(19) aponta que 63% da população considera o governo da presidente Dilma Rousseff ótimo ou bom. É a melhor avaliação dela desde o início do governo - o índice oscilou um ponto positivo em relação ao último levantamento, realizado em dezembro de 2012. A pesquisa demonstra, ainda, que Dilma é a presidente mais bem avaliada no primeiro mandato. No mesmo período, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha um desempenho considerado ótimo ou bom por 39% dos entrevistados, enquanto Fernando Henrique Cardoso era avaliado positivamente por 56% dos eleitores em seu primeiro mandato.

A aprovação ao modo de governar de Dilma também subiu um ponto em relação à pesquisa de dezembro: foi de 78% para 79%, enquanto a confiança nela passou de 73% para 75%.

A pesquisa CNI/Ibope revelou que os brasileiros estão mais otimistas em relação aos dois últimos anos de governo de Dilma. Na pesquisa anterior, 62% manifestaram seu otimismo. Nesse levantamento,são 65%. Os pessimistas mantiveram-se praticamente no mesmo patamar: 8%; em dezembro, eram 7%.

O levantamento também fez uma comparação com o governo Lula. Para 20%, Dilma faz uma administração melhor que seu antecessor. É a primeira vez que ela ultrapassa seu mentor, uma vez que, em dezembro, 19% tinham essa avaliação, mas 21% achavam que ela fazia um governo pior que o de Lula. Para 61%, porém, o governo de Dilma é igual ao de seu antecessor; em dezembro, 59% tiveram essa impressão.

De acordo com o gerente executivo de pesquisa da CNI, Renato Fonseca, os recordes de avaliação positiva de Dilma e de seu governo podem ser explicados pela melhora da avaliação na Região Nordeste e notícias favoráveis, como redução de custos da cesta básica e da energia.

— A presidente Dilma não era tão forte no Nordeste como era o ex-presidente Lula. Mas isso mudou na pesquisa de agora, que mostrou uma avaliação positiva muito forte dela nessa região. Lá, o percentual de pessoas que avaliam o governo como ótimo ou bom passou de 68% para 72%. Na comparação com dezembro do ano passado, a aprovação da maneira de a presidenta governar subiu de 80% para 85% — explicou.

A pesquisa mostra também que a população está muito satisfeita com o combate à fome e à pobreza: 64% manifestaram essa tendência. O meio ambiente (57%) e o combate ao desemprego (57%) foram outras ações citadas pelos entrevistados como fatos positivos do governo Dilma. No entanto, a saúde continua sendo o maior problema, na visão dos eleitores: 67% desaprovam a gestão nessa área. Em comparação ao levantamento de dezembro, houve uma melhora, uma vez que, naquele mês, 74% criticavam a atuação nesse setor. A segurança pública também tem uma avaliação desfavorável: 66% manifestaram insatisfação nesse quesito; enquanto 60% demonstraram contrariedade com os impostos cobrados pelo governo.

A população também avaliou que o noticiário está mais favorável ao governo do que na pesquisa anterior. Para 38% dos entrevistados, as notícias são mais positivas para Dilma - em dezembro, eram 24%. Para 34%, o noticiário nem lhe é favorável nem desfavorável - praticamente o mesmo percentual do levantamento anterior, quando 35% tinham essa percepção.

A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 deste mês. Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...